Esparadrapo no Jiu Jitsu?


Dor
Uma das primeiras coisas que descobrimos quando começamos a treinar são as dores. Uma dor no pescoço aqui, uma lesãozinha no cotovelo ali. Aprendemos a distinguir os joelhos entre o bom e o ruim (quando é um só que está ruim está ótimo!).  
Lesões nos dedos são uma das mais comuns. Você fez aquela pegada dominante, “cabulosa”, o colega sabe que é ruim pra ele, vai lá e estoura, nunca vai só a pegada, os dedos vão junto. E como dói! Uma semana sem conseguir segurar num kimono de novo. 
Por esse motivo, muitos utilizam do nosso amigo esparadrapo nos treinos. Aí você chega para treinar e fica meia hora enrolando esparadrapo nos dedos. Vai treinar quase igual uma múmia. Mas você já parou para pensar se o esparadrapo ajuda mesmo? Ou você coloca só porque a maioria dos lutadores famosos usam? Seu mestre usa, ou aquele colega competidor que ganha tudo usa? Sempre tem uns colegas que usam porque acham “estiloso”. 

Sobre os dedos 
Os dedos não possuem muitos músculos, eles se movimentam por ação de tendões ligados aos músculos dos antebraços. Esses tendões executam os movimentos de extensão (quando você estica o dedo) e flexão (quando você o dobra).  
A lesão que estamos falando é gerada quando a mão se encontra em máxima flexão, dedos dobrados com muita força (atleta fazendo pegada forte), e ocorre uma extensão forçada (quando o colega estoura a pegada).
Em alguns casos essa força pode até fazer o tendão se soltar da falange, o que seria uma lesão grave com necessidade de cirurgia. Mas quando o tendão sofre essa força e não se solta ele fica ligeiramente inflamado, e isso causa a dor. 

Como usar o esparadrapo 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Árvore Genealógica Gracie

10 Motivos para praticar Jiu Jitsu