10 Motivos para praticar Jiu Jitsu


10 Motivos para praticar Jiu Jitsu


O Jiu-Jitsu, esporte de raiz japonesa desenvolvido posteriormente de maneira única pela família Gracie, prometia o combate igualitário entre pessoas com pesos e estaturas diferentes.

 Hélio Gracie, um dos principais desenvolvedores da arte, era um rapaz magro e doente, o que dificultava a progressão na luta. 

A ideia central de  Hélio era utilizar um sistema de alavancas, para que assim o esforço pudesse ser minimo e muito mais eficaz. Por meio desse sistema, o combate entre pessoas de diferentes pesos, estaturas e densidade muscular, tornou-se complexamente simples e democrático.


"Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo". - Arquimedes.

O esporte não é destinado apenas para atletas de competição, até mesmo a turma da terceira idade pode praticar e ter excelentes benefícios com isso.

Confira!


1 - BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

A arte envolve diversas partes do corpo, ao mesmo tempo. Além de melhorar a flexibilidade, condicionamento físico, capacidade cardiovascular e respiratória. Diferente da musculação, que tem uma rotina fixa e trabalha com grupos musculares específicos, o jiu-jitsu é indicado para o aluno que quer ganhar um condicionamento físico e força.


2 - RESISTÊNCIA FÍSICA 

A prática regular desse auxilia no aumento da resistência física do seu corpo. Com exercícios de alta intensidade, a arte possibilita ao corpo um “gás” cada vez maior. Isso proporciona uma melhoria na qualidade de vida que.


3 - PERDA CALÓRICA

Os exercícios de aquecimento são em maior parte aeróbicos e funcionais (usando o peso do seu próprio corpo). Nos combates as partes mais utilizadas são os braços, quadril (este principalmente), abdômen e pernas. Em cada aula é possível perder a partir de 550 calorias. Praticando essa atividade os sistemas cardiovascular e respiratório melhoram consideravelmente, acelerando o metabolismo. Ou seja, uma atividade física que te auxilia no combate às gorduras e proporcionando uma definição corporal.


4 - DISCIPLINA 

O esporte favorece a conduta disciplinar do praticante, de respeito as regras e ao mestre. A hierarquia rígida de graduação também contribui para que o respeito adquirido na arte marcial ultrapasse o tatame. Inclusive, o jiu-jitsu é indicado para crianças e adolescentes, para controlar a hiperatividade, ansiedade e proporcionar disciplina.


5 - COMBATE AO ESTRESSE

A modalidade combate diretamente o estresse, reduzindo e controlando o mal, eliminando as energias acumuladas. O esporte serve como terapia, distraindo e fazendo esquecer os problemas do cotidiano. Para a prática, você precisa de um nível maior de concentração, o que favorece a deixar as preocupações de canto.


6 - ESPORTE INTELIGENTE

 Ao contrário do que muitos pensam, o jiu jitsu é uma Arte Marcial baseada em alavancas. 
por meio de sua técnica, é possível derrotar um adversário sem desferir um soco ou chute. Caso você se encontre em uma situação de risco, um simples toque no braço adversário é o suficiente para interromper a atividade. Ou seja, um esporte muito mais pacifico do que agressivo.


7 - AUTODEFESA

Ele é uma boa alternativa para aprender técnicas de defesa pessoal. O conhecimento da técnica capacita você evitar situações de perigo sem precisar recorrer a violência física. 8#.


8 - APRENDER A CONTROLAR A ANSIEDADE

A arte vai te tirar da zona de conforto. Nela, pessoas menores e mais fracas podem dominar outras maiores. Você vai aprender a manter a calma, controlar a ansiedade e respiração, pensar em situações sob pressão e cansaço. Este tipo de situação é algo que você vive diariamente, no trabalho, na vida acadêmica, no relacionamento. O Jiu Jitsu te possibilita controlar a adrenalina e a ansiedade, sofrer menos com o frio na barriga e até a deixar a timidez de lado.


9 - PRATICAR UMA ATIVIDADE COM SEUS FILHOS

Como é uma atividade em que a técnica conta muito mais do que o fator físico, é comum ver pais e filhos praticando a modalidade juntos. Pode significar um bom elo para manter entre os dois, participando e estimulando do desenvolvimento do pequeno.


10 - PARA TODOS OS BIÓTIPOS E PESOS

Qualquer pessoa com qualquer biótipo pode praticar a modalidade. O Jiu-Jitsu tem a capacidade de se adaptar a qualquer um. Mas como toda a atividade física, o praticante primeiro precisa solicitar a liberação médica. Caso possua alguma limitação, o professor auxiliará o aluno como deve conduzir.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Árvore Genealógica Gracie

Praias de Bertioga